top of page
Foto do escritorTalita Chahine

Ùltima Parada - Tag Inéditos outubro 2021.

Recebi esse livro e fiquei pensando o que eu ia fazer, já tinha tentado ler ele em inglês e não tinha passado do primeiro capítulo, li o outro livro da autora e achei ruim demais, achei tudo muito forçado, mas como eu tenho uma meta de ler todos os livros que vem nas caixas de assinatura, não podia deixar esse de lado. Aproveitei que eu sempre gosto de dar segundas chances para os autores e resolvi me jogar nessa história, confesso que o começo foi bem difícil de ler, nada fazia muito sentido, mas lá pela página 200 as coisas começaram a fazer algum sentido.



O livro tem três arcos distintos:

August e o desaparecimento do Tio

August e Jane

August e o mistério que envolve a linha Q do metrô.


E nada parecia fazer sentido junto, pareciam três histórias que iriam se desenvolver separadamente, mas aos poucos tudo foi se interligando, e mesmo eu descobrindo antes o motivo, acabou que a curiosidade falou mais alto e eu precisava saber o que ia acontecer.


August é uma garota de 25 anos, que pede transferência de New Orleans pra New York, ela quer viver em um lugar onde a sua vida não seja pautada pela busca incessante da sua mãe pelo irmão. Quando chega em New York ela precisa de um lugar pra morar e acaba indo parar no apartamento do Niko, lá moram ainda a Myla e o Wes, e instantaneamente eles se dão bem, mas August não sabe ainda se quer realmente que alguém faça parte da sua vida, ela só quer seguir em frente, sem precisar que pra isso outras pessoas saibam da sua vida.


No primeiro dia de aula da Faculdade ( sim pasmem ela tem 25 anos ), ela acaba perdendo o metrô e pega outro e é nesse metrô que ela vai conhecer a Jane uma mulher linda, por quem ela se apaixona instantaneamente ( olha o instalove ai gente), mas Jane tem algo de peculiar, e não é só a maneira como ela se veste ou o seu gosto musical ( que é impecável por sinal), ela está todos os dias na mesma linha do metrô e parece não ter nenhum lugar pra ir, mas ela não parece ser moradora de rua, e aos poucos a August vai descobrir, que ela está presa naquela linha, e ninguém sabe muito bem o porque.


Jane não lembra de muita coisa antes de ficar presa, mas como cresceu investigando o desaparecimento do tio August resolve ajudar a Jane e juntas elas vão descobrir mais coisas do que estavam esperando.


Já vou adiantar que o livro podia ter umas 100 páginas a menos, muita enrolação, principalmente depois que a autora entrega o real motivo de as duas terem se encontrado, e lembrando que o livro se passa em 2020, e a Jane ficou presa no tem por volta de 1975, então são 45 anos vivendo dentro daquele metrô sem envelhecer um dia.


A autora vai lançar mão de alguns subterfúgios pra conseguir os seus objetivos, mas qualquer um que já tenha lido algo com viagem no tempo sabe muito bem como algumas coisas funcionam, e ela esquece de alguns detalhes, principalmente pra que tenha um final feliz, que não era necessário na história, a vida nem sempre tem um final feliz, e se nesse caso não acontecesse faria muito mais sentido.


Mas parece que todos os livros precisam de um final feliz hoje em dia, ninguém mais tira proveito de um final real, um final que faça sentido.

Os acontecimentos finais do livro me deixaram bem chateada, mesmo sabendo que nada daquilo poderia realmente acontecer, a autora simplesmente jogou aquilo no ar e não explicou, ela explica como a Jane fica presa no metrô o que faz muito sentido, principalmente por causa dos acontecimentos na cidade de New York no ano de 1977, esse é o ano que um dos piores seriais killers estava atuando na cidade, e também foi o ano em que um grande apagão aconteceu por lá.

Mas ela não foi capaz de explicar ou não quis explicar o final de uma maneira convincente, é basicamente assim eu quero que ela fiquem juntas e elas vão fica, e não importa que eu tenha destruído uma das teorias da ficção cientifica pra isso, liberdade criativa existe mas tem que ter um limite.

Eu demorei algumas páginas pra entender o que realmente aconteceu, mas pode ser coisa da minha cabeça.


Bom é isso, muito obrigada por ler até aqui, e se você se interessou pelo livro, clica no botão pra comprar a sua cópia. ( ainda não tem em português, mas se você lê em inglês ou em espanhol já está disponível ).


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Resenhas
bottom of page