top of page
Foto do escritorTalita Chahine

RELI HARRY POTTER - SERÁ QUE DEU BOM ??

Oi gente tudo bem com vocês ?

No final do ano passado, eu e mais duas amigas achamos que seria uma boa idéia reler Harry Potter, eu tinha lido no meio de 2020 pela última vez ,mas elas nunca tinham relido, eu como não posso ver um projeto de leitura me joguei e seja o que Deus quiser.


O plano era reler tudo em Dezembro, o que pra mim foi uma jornada alucinante, mas no fim deu tudo certo.

Acho que não preciso apresentar a história pra vocês, então vou só falar como foi essa experiência.


Esse primeiro livro acho que é o mais fácil de ler, e eu realmente tenho quase tudo decorado, chega a ser ridículo, mas mesmo sabendo de tudo, eu ainda me divirto horrores.


Amo ver o Harry descobrindo que é bruxo, e a amizade entre ele e Rony que é praticamente instantânea, e até o jeito que eles implicam com a Hermione me lembra os meus anos de escola.


A coragem deles de ir em socorro dela, mesmo não tem a menor idéia de como agir, e todas as teorias que eles criam por causa de um machucado na perna do Snape.


O Harry entrando pro time de Quadribol e descobrindo que o seu Pai também jogava no time da casa. A rivalidade criada pelo Draco, e o ranço que ele sente pelos três, e ele não faz isso por mal, ele só não sabe agir de outra maneira.


Harry, Rony e Hermione provando que a confusão sempre procura eles, e os três juntos encontrando a pedra filosofal, cada um usando suas melhores habilidade pra conseguir proteger o mundo bruxo do Voldemort.


Um verão terrível, longe dos amigos e sem saber nada, absolutamente nada sobre eles, a única coisa que impede que os seus tios o tranquem no quarto é o fato de que eles tem medo que o Harry os transforme em sapos.


Mas essa carta na manga não vai durar muito tempo, Dobby ( coisa fofa), vai aparecer e tentar impedir que o Harry vá pra escola, segundo ele não é seguro, e pra isso ele vai tentar fazer com que Harry seja expulso da escola.


E por causa do Dobby que os tios descobrem que o Harry não pode usar magia fora da escola, e ele acaba trancado dentro do quarto, mas amigo que é amigo sempre vem ao socorro, e quando menos espera Rony aparece junto com o Fred e o Jorge em um carro voador, pra resgatar o Harry da casa dos tios.


Eu não sei vocês, mas eu queria muito morar na Toca, toda o caos daquela casa me lembra casa de vó, todos os primos reunidos, comida boa e muitas risadas. Mas claro que o Harry vai se meter em confusão, mas dessa vez a culpa não é dele afinal ele nunca usou a rede de flu pra viajar, e ao invés de falar Beco Diagonal, ele fala Biboca Diagonal, e acaba indo parar na Travessa do Tranco um lugar onde só os bruxos das trevas frequentam.


É resgatado pelo nosso querido Hagrid e parece que a partir dai, as coisas vão correr normalmente, até que as pessoas começam aparecer petrificadas no colégio, e uma mensagem na parede diz que a Câmara Secreta foi aberta.


Bom é ai que esses três vão aprontar de novo, eles vão tentar descobrir quem é o herdeiro da Sonserina, e o nosso Harry entra pra lista de suspeitos por saber falar a língua das cobras.


Mas claro que mais uma vez foi o Voldemort, dessa vez saído de dentro de um diário, e ajudado por Lucius Malfoy, mas com a ajuda da Fawkes e do chapéu seletor Harry consegue impedir mais uma vez a volta do Bruxão, e ainda de quebra destrói algo muito importante.


Esse é o livro onde as coisas começam a ficar um pouco mais sombrias, alguns segredos começam a aparecer, e magias novas aparecem.


Harry fica um pouco rebelde nesse livro, a adolescência está chegando, e isso deixa eles um pouco chatos, mas faz parte.


Herminone começa a mostra o que ela vai ser quando crescer,


Harry vai descobrir que ele não está completamente sozinha no mundo, que seu padrinho, o melhor amigo dos seus Pais, Sirius Black está vivo, e foi preso em Azkban por um crime que não cometeu.


Mas ele vai fugir e tudo por causa de uma noticia no jornal, uma foto vai chamar muito sua atenção e vai reacender a esperança de provar sua inocência.


Fred e Jorge vão dar pro Harry o Mapa do Maroto, um mapa da escola e seus terrenos que mostra todas as passagens secretas e quem está andando pro lá, e Harry vai ver uma pessoa que deveria estar morta nesse mapa, o que vai fazer com que o Professor Lupin fique com a pulga atrás da orelha.


No fim Harry vai salvar a vida de um seguidor do Voldemort, vai descobrir que seu Pai não era um santo, e vai começar a entender porque o Snape odeia tanto ele.


Esse foi o livro que me fez começar a amar o Snape, sim eu sempre soube que ele escondia alguns segredos, e no fim eu tava certa em amar ele.



Quarto ano, e agora nossos meninos realmente cresceram e os Crushs começam a aparecer. E é divertido ver eles tentando entender o que sentem.


Um torneio vai acontecer na escola, um torneio que reúne três escolas de bruxaria do mundo, e que vai ter limite de idade, afinal as provas são perigosas.


Lógico que Harry vai ser escolhido, mas nínguem sabe como isso foi possível, ele jura que não se inscreveu, mas não vai ter como fugir do torneio, e mesmo sabendo menos do que os outros três campeões, ele vai conseguir chegar na final ao lado do Cedrico, outro campeão de Hogwarts.


A última prova é uma labirinto e quem completar primeiro e pegar a taça é o campeão, Harry e Cedrico pegam ao mesmo tempo, mas a taça era uma chave de portal e eles são levado para um cemitério, e encontram lá Rabicho e Voldemort, esse encontro vai levar a morte do Cedrico, e vai devolver o corpo ao Voldemort, e tudo o que o mundo bruxo mais temia acontece, Lorde Voldemort está da volta.


Esse pra mim é o pior livro de todos, e não é por causa da Umbrige, mas todos aqueles decretos que ela lança me irritam demais, essa parte poderia ter sido resumida como foi no filme.


Mas também é o livro que mais traz informações pra gente, e o primeiro que me fez chorar de soluçar.


As coisas começam a mudar dentro de Hogwarts, o ministro da magia não acredita no Dumbledore sobre a volta do Voldemort, e acaba colocando uma pessoa lá dentro pra controlar as decisões do diretor, Dolores Umbrige, e ela vai fazer o inferno dentro da escola, mas vai ter o final que merece.


Harry acaba descobrindo que ele consegue ouvir os pensamentos do Voldemort, e sentir o que ele está sentindo, e por isso o Snape é designado pra ajudar o Harry a fechar a mente, mas o ódio que ele sente do menino, não deixa que ele faça o trabalho direito, e Voldemort vai descobrir e usar essa ligação entre eles.


Harry e seus amigos se unem e formam a Aramada Dumbledore, um grupo de estudo de Magia Contra as Artes das Trevas, já que a professora atual não deixa que eles estudem de verdade, e esse grupo vai acabar indo para o Ministério da Magia pra salvar o Sirius, e só depois que eles chegam lá que descobrem que foram enganados, Sirius estava em segurança.


Uma batalha acontece dentro do departamento dos mistérios, e a profecia que o Voldemort estava atrás é destruída, mas a pessoa que recebeu a profecia ainda está viva e mais perto do que Harry imagina.


Finalmente o Ministro da Magia aceita que Voldemort voltou, e Harry vai ensinar pro Bruxão o que é o amor.


Agora é oficial o mundo bruxo e trouxa corre perigo, Voldemort está vivo e mais forte do que nunca, seus seguidores se reuniram e já começaram a agir.


Na escola Dumbledore da uma tarefa pro Harry e passa a mostrar pra ele todas as lembranças relevantes pra quando o confronto entre ele e Voldemort acontecer.


Mas a lembrança mais importante vai ser a mais difícil de conseguir, e vai mostrar que se livrar do Bruxão não vai ser tão simples assim, mas agora Harry sabe tudo o que precisa saber e o que precisa fazer pra destruir ele.


Uma das mortes mais difíceis de aceitar acontece nesse livro, e essa morte fez todo mundo odiar o meu querido Snape.


Dumbledore morre, e Harry fica com a missão de destruir as Horcuxes e se prepara para o confronto final.


E chegamos ao último livro dessa série, o livro que fecha com chave de ouro essa história, e que não deixa nenhuma brecha pra uma possível continuação.


Toda a história caminhava pra esse final, desde o primeiro livro, essa era a única alternativa.


Harry, Rony e Hermione saem em busca das Horcuxes faltantes, e vão viajar por vários lugares em busca delas, a amizade deles é colocada a prova, mas no fim eles mostram que não importa o que aconteça o amor que eles sentem é mais forte do que tudo.


Depois de descobrir onde a última Horcuxe está eles volta pra Hogwarts, e encontram a escola mudada demais, Snape agora é o Diretor, e a escola está dominada pelos Comensais da Morte.


Harrry vai ter que tomar a decisão mais dificil da sua vida, e vai descobrir que ele sempre teria que fazer isso, mas Dumbledore nunca lhe contou tudo, então ele vai pra morte de peito aberto, e é isso que faz com que a destruição do Voldemort seja possivel, em sua ânsia por se tornar imortal, ele não imagina em quantos pedaços deixou a sua alma, e não faz ideia de que um desses pedaços está dentro do Harry, e que o fato dele ir pra morte sem lutar só fez com que ele próprio destruísse mais uma Horcuxe.


O confronto épico acontece, e no fim o bem vence, não sem algumas baixas, mas o mundo bruxo termina essa história mais forte do que começou.


Bom gente é isso, eu amei demais fazer essa releitura, e meu amor pela série só aumenta a cada nova leitura.

Mas depois dessa acho que vou deixar essa série de lado por uns bons anos, preciso esquecer um pouco alguns detalhes pra poder aproveitar de verdade essa jornada.


Muito obriga por ter lido até aqui.



6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


camilaguello
Jan 24, 2022

Eu amo essa série e preciso fazer uma releitura logo!

Adorei saber que, mesmo sabendo de tudo o que acontece, ainda é possível curtir toda essa aventura!!

Agora só preciso arranjar tempo!! Rs...

beijos

Camis

Like
Talita Chahine
Talita Chahine
Jan 24, 2022
Replying to

O mais difícil é arranjar tempo mesmo, mas vale a pena demais !!!

Like
Resenhas
bottom of page