Oi gente ...
Tudo bem com vocês ???
Apesar da semana ter sido curta pra algumas pessoas eu só consegui parar agora, por isso ficamos sem diário de leitura nos últimos dois dias, mas podem ficar tranquilos vou atualizar vocês durante o final de semana !
Mas vamos ao que interessa, em um dos últimos posts de diário de leitura, eu disse pra vocês que ia terminar de ler Carniça, e sim eu consegui, terminei de ler ontem, e gente que história, tive o prazer de conversar com a autora e alguns dos meus pensamentos sobre a obra estavam certos, e ela ainda acrescentou mais alguns detalhes.
Carniça é o primeiro volume da #coleçãodragãonegro, publicado via financiamento coletivo pelo #catarse e pela #editoradraco.
É uma novela, tem cerca de 130 páginas , e foi escrito para causar momentos de grande reflexão e idignação.
Foi o meu primeiro contato com a #paulafebbe, e já virei fã.
Logo no começo do livro na Introdução temos um texto que já deixa bem claro que essa não é apenas uma história de terror, vai muito mais além do que apenas te causar medo, esse livro não foi escrito de forma leviana, e foi escrito durante a pandemia que estamos vivendo, então sim, é tudo a flor da pele, e você vai sim precisar de alguns dias pra ler essa história e conseguir digerir tudo o que a autora vai jogar na sua cara.
Carniça vai contar a história de um homem com pouco mais de 30 anos que morreu e se encontra em um lugar, aonde as pessoas que lá vivem não sabem o significado da morte, e ele fica por lá vendo aquelas pessoas viverem as suas vidas, dia após dia, sem nenhuma grande preocupação, eles fazem tudo igual todos os dias, pois não é só eles que não mudam, nada muda naquele lugar, crianças não nascem, ninguém envelhece, e eles estão conformados com essa vida, afinal eles não conhecem nada além disso. E até certo ponto não é assim que as coisas funcionam ?? Se você não sabe de uma coisa pode ser que ela não exista, ou somente você não vai ter que lidar com ela.
Mas a medida que a história vai avançando, vamos entendendo que eles não só vivem a vida deles, mas estão conformados a ponto de aguentar uma mutilação calados, e simplesmente ficar ali sem reagir enquanto são atacados, chegando ao ponto de ficarem desfigurados, e sim eles sentem dor, eles gritam choram, mas não tem o principal reflexo que nós temos, se proteger, fugir, evitar a morte a qualquer custo. E ler isso foi extremamente chocante, porque eu tenho certeza que você conhece alguém que vive dessa forma, que aceita tudo calado, que acha que merece tudo de ruim que acontece com ela, e simplesmente se conforma, acredita que nada pode ser feito para mudar as coisas.
Mas um dia algo estranho acontece, eles encontram um Urubu morto, mas eles não fazem ideia do que aconteceu com ele, e a decisão que eles tomam pra fazer com que tudo volte ao que era, é dolorosamente angustiante, é aquele momento que você vai deixar de lado o livro, e vai sim ter que parar de ler, é difícil ler o que acontece, e ver que tudo é feito por livre e espontânea vontade só deixa tudo mais difícil.
A narrativa vai intercalar entre a vida do nosso narrador, e os momentos após a sua morte, os momentos em que ele está acompanhando essas pessoas, esse universo, e ele fica tão indignado quanto a gente.
A vida dele foi encerrada da maneira mais bizarra possível, mas o mais impressionante é que ele passou a vida achando que iria morrer não exatamente daquela maneira, mas fazendo aquilo, e ele vai aos poucos nos mostrando que realmente ele não foi uma pessoa muito honesta e nem um pouco leal com aqueles que o amavam, a história do começo e do fim do casamento dele, é simplesmente o retrato de muitos relacionamentos, é aquele relacionamento fadado ao fracasso desde o momento que começou, mas nenhum dos dois estavam disposto a enxergar isso, e levar esse relacionamento adiante só fez com que os dois se tornassem dois estranhos, nenhum deles saiu desse relacionamento sem alguma ferida, e algumas dessas feridas nunca vão cicatrizar, e ele acredita que o que está acontecendo com ele após a sua morte, é pura e simplesmente pela maneira como ele viveu, como ele tratou as pessoas, e gente quando ele realmente percebe o que está acontecendo com ele, qual é o seu destino, e o que ele vai fazer por toda a eternidade é desesperador, pois ele viu tudo o que precisa ser feito, e ele não vai ser capaz de sair dessa realidade.
A narrativa, vai te tirar da sua zona de conforto, vai te fazer rever várias coisas na sua vida, e vai te abrir os olhos pra realidade de muitas pessoas que estão ao seu redor, e a ânsia que você vai sentir pra socorrer e salvar as pessoas dessa história de ficarem inertes diante ao que acontece com elas, você vai carregar isso pra sua vida, e nunca mais você vai ser a mesma pessoa.
Bom gente, eu vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado de conhecer essa história, e fiquem de olho nas rede da #editoradraco, tem muita coisa boa dessa coleção vindo por ai.
Até a próxima !
Comments