top of page
Foto do escritorTalita Chahine

DIREITA OU ESQUERDA

BEBIDA AMARGA - JOSÉ DE ALMEIDA JÚNIOR - RESENHA.


Oi gente ...

Tudo bem com vocês ??


Esse foi um dos livros que eu li em 2022 e que mais mexeu comigo, acompanhar um família ser destruída por causa da ideologia politica.


Eu escolhi ler esse livro no momento mais tenso da política brasileira, então eu não ia sair ilesa dessa leitura.


Marcos e Fernando, pai e filho, ambos jornalistas, mas com visões de mundo completamente diferentes...


Marcos luta pela causa do trabalhador, quer a todo custo que uma ditadura do proletariado aconteça no Brasil...


Fernando, católico, extremamente conservador, totalmente contra qualquer governo de esquerda...


A vida desses dois homens vai além dessas diferenças, apesar de parecer que eles tem tudo resolvido, na verdade eles perderam o foco no que realmente importa tem muito tempo, e a única coisa que eles ainda tem é essa rixa insana e o trabalho.


Rebeca esposa de Fernando e mãe da Mônica, está cansada de ficar ao lado dele, afinal ele é um fracasso, nunca conseguiu ganhar o suficiente para manter uma casa, e se recusa a trabalhar em qualquer lugar, se os seus princípios não forem respeitados eles simplesmente vai embora, apesar de adulto ele ainda age como um adolescente idealista.




Marcos age como Pai de família, mas há muito tempo perdeu todo o respeito que ainda tinha da sua esposa e de seu filho, a única coisa que ainda lhe importa é a neta, e Mônica é a única que ainda gosta dele, seu ideais revolucionaram afastaram todos, e lhe restou apenas a amante, que só se interessa mesmo pelo dinheiro que ele tem, e que ao poucos vai perder.


No fundo os dois acabaram perdendo tudo apenas por não entenderem como o mundo funciona, que tudo bem você ter seus ideais, mas isso não pode interferir completamente na sua vida a ponto de te fazer perder tudo aquilo que um dia foi importante.


A época era outra, era o ano era 1960, Brasília estava sendo inaugurada, eleições presidenciais estavam acontecendo, as tensão era gigantescas, o perigo de um governo comunista era real e palpável, e em 1964 teve início a intervenção militar, os ânimos ficaram exaltados, e foi com o inicio de tudo que o fim de uma família foi decretado.


Eu fiquei com raiva dos dois durante o livro todo, nenhum dos dois parecia perceber o que realmente importava, e quando perceberam era tarde demais pra fazer alguma coisa, e eles tiveram que lidar com tudo o que eles mesmos provocaram.


Um livro que faz a gente pensar sobre o que realmente faz sentido na vida, e no fundo dane-se a ideologia da pessoa, o que importa mesmo é o quanto ela é importante na sua vida.


Bom é isso gente, se vocês gostaram, clica no botão ai embaixo e garante a sua cópia.





Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Resenhas
bottom of page