E quem foi Sun Tzu.
Oi gente ...
Sun Tzu (chinês simplificado: 孙武; chinês tradicional: 孫武; pinyin: Sūn Wǔ) (544 a.C. – 496 a.C.) foi um general, estrategista e filósofochinês e principal nome relacionado a escola militar de filosofia chinesa[1]. Ele é mais conhecido por seu tratado militar, A Arte da Guerra, composto por 13 capítulos de estratégias militares.
Sun Tzu, também grafado como Sunzi, foi uma figura histórica cuja existência é questionada por vários historiadores. Seu nome de nascimento era Sun Wu, sendo Sun o seu sobrenome e Tzu um título que significa "Mestre". Tradicionalmente, Sun Tzu vivera no Período das Primaveras e Outonos da China (722 a.C. – 481 a.C.) como general do Rei Hu Lu. Historiadores mais recentes, que admitem a sua existência, datam o seu trabalho, A Arte da Guerra, do Período dos Reinos Combatentes (476 a.C. – 221 a.C.), baseado nas descrições da guerra desse livro, e pela semelhança da forma de redação do texto com outros trabalhos feitos no início do período dos Reinos Combatentes.
A Arte da Guerra (chinês tradicional: 孫子兵法; chinês simplificado: 孙子兵法; pinyin: Sūnzǐ Bīng Fǎ) é atribuída a Sun Tzu. Representa uma filosofia de guerra para gerir conflitos e vencer batalhas. É aceita como obra-prima em estratégia e frequentemente citada e referida por teóricos e generais, desde que foi publicada, traduzida e distribuída por todo o mundo.
Existem muitas teorias sobre quando terá sido escrita e qual a identidade do autor ou autores, mas, descobertas arqueológicas provaram que esta obra terá o actual conteúdo apenas desde o início da Dinastia Han (206 a.C. – 220).Por ser impossível provar de forma incontestável a data de finalização destes textos, antes daquelas datas, as diferentes teorias à cerca do seu autor e da data da obra, talvez nunca venham a ser resolvidas.Alguns estudiosos acreditam que, contrariamente à crença popular, esta obra contém não só os textos do autor original, mas também comentários e explicações de filósofos militares como Li Quan e Du Mu. (fonte Wikipédia )
Recebi esse livro em parceria com a #faroeditorial, no primeiro semestre de 2021, e só agora que eu realmente senti a necessidade de finalizar essa leitura.
Apesar de ter sido escrito em uma época muito diferente da nossa, seus ensinamentos podem ser aplicados em todas as áreas das nossas vida, eu confesso que não acreditava nisso, ainda sou meio avessa aos livros de Auto Ajuda, principalmente quando a gente não tem como provar que o autor realmente colocou em prática os seus ensinamentos.
Mas aqui apesar da divergência de alguns historiadores, fica claro que o General em questão realmente existiu, e que era muito bom no que fazia.
Alguns do capítulos desse livro são mais difíceis de entender como colocar em prática, mas a grande maioria faz total sentido ainda nos dias de hoje, e um dos maiores ensinamentos, é ouvir mais, e observar mais, pois não é a força bruta que vai te fazer ganhar a guerra, mas sim o conhecimento que você tem sobre o seus inimigos, e saber tudo sobre as suas virtudes e suas fraquezas, saber quando e onde atacar, e principalmente saber a hora de recuar.
É aquele tipo de leitura que deve acompanhar você durante a vida toda, deve ser aquele livro que fica na cabeceira da cama, pra sempre que houver necessidade ser consultado, tenho certeza que a resposta para as suas dúvidas vai estar contida naquelas páginas.
A sabedoria que o Sun Tzu passou para os seus soldados tem que ser absorvida, mas de nada adianta fazer a leitura desse livro e não colocar em práticas as estratégias que ele usou pra não só sobreviver à uma guerra, mas também pra ganhar, mas ganhar de maneira honrosa.
Muito obrigada por você ter lido até o fim, se achou interessante esse livro, clica no botão e garante o seu exemplar.
Comments